domingo, 3 de outubro de 2010

Neurótica não, organizada!

A pedido da minha amiga Valéria, vamos partir para algumas dicas básicas a quem ainda não casou para facilitar a organização dos preparativos e a tomada de decisões.
O primeiro passo é estabelecer prioridades e organizá-las no tempo disponível. Eu sugiro que se monte um cronograma até a data do casamento, para que não fique nada muito para a última hora. O meu era acompanhado diariamente e deu certo!

O ideal é ter em média 12 meses para preparar tudo. Eu tive um pouco menos de 9, mas como sou bem decidida, um pouco impulsiva e extremamente ansiosa, no primeiro mês já havia fechado a maior parte dos principais contratos.
A elaboração de uma lista de convidados prévia é o ponto de partida. Ela deve ser elaborada a várias mãos, com a participação dos noivos e suas famílias, para se chegar a um número de convidados bem próximo da lista final.
Aí partimos para decidir a data, fechar local da cerimônia e recepção e Buffet. Para algumas pessoas, é importante que o cerimonial seja contratado neste comecinho dos preparativos, sobretudo se a ideia é contratar o serviço de assessoria completa.
No nosso caso, eu queria ser minha assessoria, optei por cerimonial do dia, então me preocupei em fechar foto, filmagem, músicos, manobristas, carro da noiva e salão de beleza logo no primeiro mês.
Claro que, para isso, acabei não tendo tempo de conhecer tantos profissionais e minha pesquisa ficou um pouco prejudicada, mas eu não tinha muito tempo e queria ver coisas resolvidas logo. Lembrando que alguns profissionais, sobretudo de foto, cabelo e maquiagem, têm pouca disponibilidade de agenda, então é melhor correr mesmo.
Daí, partimos para a escolha dos doces, do bolo, do cerimonial, da decoração. O vestido pode ser visto com uns 6 meses de antecedência, mas o meu eu encontrei 8 meses antes, mas isso é uma longa história e merece um post exclusivo.
Em meio a todas estas atividades, entretanto, é bem importante que a gente não se esqueça de namorar o pobre no noivo, senão ele desiste! Nas primeiras semanas de preparativos, Ivan entrou em pânico e me disse que se eu falasse aquele tanto sobre o mesmo assunto até o dia do casamento ele iria enlouquecer.
Tentei me policiar, mas ele só se tranqüilizou quando percebeu que eu estava tão feliz que me tornei espontaneamente uma namorada melhor. Ou melhor, uma noiva bem dedicada e amorosa. O mais importante disso tudo é a relação dos dois, então não deixem que isso fique em segundo plano. ;)

                                                           Foto: Adalberto Rocha


9 comentários:

  1. Gostei principalmente da parte de fazer um cronograma!
    :**
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Thata, realmente o cronograma me ajudou a não me sentir perdida, a ver o que faltava e organizar melhor o tempo que eu tinha. Fiz em uma planilha de excel e acresentava qualquer atividade que ainda faltava fazer. Se quiser posso te mandar minhas planilhas como modelo. :*
    Boa semana, flor!

    ResponderExcluir
  3. Betinha, cada dia fico mais encantada com os posts. é apaixonante ler os relatos de um dia tao especial que foi o seu casamento. Eu posso assitir o video do seu casório e me emocionar todas as vezes lembrando cada detalhe da cerimonia, toda a dedicaçao para o grande dia. adoro vcs. beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que linda que você é! Obrigada e que bom que vocês estão gostando, é muito gostoso relembrar tudo mesmo, é uma forma de reviver os momentos também. Adoro vocês também e o seu casamento vai ser ainda mais especial! Tenho certeza!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh .. tá lindo o blog!
    Eu agora que só falo em casamento com o Iuri.. hehe tb tenho que me policiar!
    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Amigona, mega eficiente!!! Eu to sentindo que esse blog vai bombar!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eh Betânia! Foram 9 meses que sua impulsividade deu vida a uma cerimônia muito delicada e chique!
    Ah eu queria ter te acompanhado nas degustações de doces...hahaha! adoro tu!

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga! Obrigada! Que bom que vocês gostaram!
    Você só não foi comigo, porque a Maria Amélia ia ter um troço, já tinham 5 pessoas na degustação!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir